quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Quem sou eu como professor e aprendiz


Na sociedade em que vivemos hoje, nós como professores e aprendizes devemos estar continuamente em formação, buscando novas informações através de cursos e pesquisas, procurando aprender mais sobre as tecnologias.
Hoje não basta entrar na sala de aula e ministrar a aula, é preciso ter domínio do conteúdo e das tecnologias embasadas e saber fazer uso delas. Mas, em contrapartida, o professor encontra dificuldades na escola como falta de materiais, acesso a internet e a falta de colaboração dos pais dos alunos.
Como professora, eu busco continuamente estar preparada através de cursos que são oferecidos para os professores dentro do programa de formação continuada.
O professor nos dias atuais tem que repensar sua prática pedagógica e o que a representa na área de atuação.
Portanto, os professores devem ter domínio da sua área, compreender o processo de aprendizagem do aluno, ensinar, mas criar situações que favoreçam para que o aluno consiga encontrar um sentido para o que está aprendendo, pois se não for assim, de nada adianta todo o esforço. Também, o educador deve conhecer e saber usar todas as tecnologias de sua escola e entender as implicações do uso delas nos processos de ensino e aprendizagem.
Assim, nós professores temos que fazer uma análise diariamente de como está sendo a nossa transmissão de conhecimentos e a aprendizagem dos nossos alunos. Através desta análise, buscar ser um educador mais investigativo, crítico, reflexivo, diante das exigências da atual sociedade do conhecimento e tecnologia.
Portanto, um professor da nova sociedade do conhecimento deverá ser um aprendiz constantemente, sempre buscando interagir e transmitir novos conhecimentos adquiridos ao longo de sua vida profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário